A estréia da diretora da Jordan Peele, Get Out, passou a marca de US $ 150 milhões na bilheteria neste fim de semana, tornando-se a estréia de maior bilheteria para um escritor-diretor trabalhando a partir de um roteiro original, quebrando o recorde de 1999 realizado pelo The Blair Witch Project .
Isso faz de Get Out um unicórnio. A industria do cinema está sangrando , graças aos serviços de streaming, ao aumento dos preços dos ingressos e ao menor interesse dos estúdios em lançamentos originais. Em 2015 , a tomada de bilheteria atingiu seu ponto mais baixo em quase duas décadas. Há razões óbvias para isso além da competição pelo tempo e globos oculares. A maioria dos filmes em versão ampla nos dias de hoje são reinícios, filmes de franquia e remakes de ação ao vivo mais lamentáveis da Disney. Os teatros estão envolvidos em preços predatórios para “a próxima grande atualização de teatro”, ninguém está pedindo. Mas para Get Out , os fãs de filmes aparentemente fizeram tempo para visitar os teatros atuais.
Muitas peças já foram escritas sobre o motivo pelo qual a reestruturação de Peele , a comédia de terror participativa é melhor experimentada em um cinema lotado, e ele ecoou o próprio sentimento, explicando que não está disponível em nenhum serviço de VOD porque “se você não vê isso com a energia do teatro, você perderá a experiência completa. “Nas respostas a esse tweet , as pessoas realmente estão fazendo planos para” juntar amigos “para ver o filme. Então, como observadores de filmes que amam a experiência de tijolo e argamassa, gostaríamos de pensar que o Sair é um sinal de uma nova vida para o espaço social do teatro.
Os motivos para ver o Get Out nos teatros não estão relacionados às novas estratégias que os proprietários de cinema estão apostando. No CinemaCon da semana passada , os proprietários e vendedores de teatros exibiam os slushies Jack-and-Coke, as experiências de VR, as melhorias para o 3D – ele se recusa a morrer! – e outros novos truques projetados para recuperar as pessoas nos assentos. Eles estão lutando para criar incentivo para os amantes de filmes para ir a teatros físicos, aparentemente inconscientes de que os motivos já existem e foram mais ou menos o mesmo durante gerações.
Então, aqui estão eles: 10 razões pelas quais a compra de um bilhete ainda vale a pena. (Além da pipoca do cinema, que é em si uma ótima razão.)
A tela grande. Há algo a ser dito sobre a exibição de narrativas visuais em uma tela de três andares, particularmente quando o filme realmente tira proveito do formato. Basta pensar no que é ver o salto do Milênio Falcão no hiperespacial em The Force Awakens , ou o amoroso leva perto de corpos de água em Moonlight . É tentador pensar que sentar-se em um teatro escuro olhando para uma folha branca maciça não importará quando todos tiverem TV 4K de mais de 40 polegadas, mas a escala tem uma capacidade única de varrer você. Você é puxado para o som e a cor de uma maneira que você não sente quando está sentado no seu sofá em casa. Não há nada inerentemente errado em assistir a Star Wars em seu telefone, tablet, laptop ou TV. É só que ver algo cinematográfico explodido para os olhos para se deleitar ainda é uma experiência única e valiosa. -Kwame Opam
Pessoas em todos os lugares. A menos que você verá Harold e Kumar Ir para White Castle Part III no meio de uma tempestade de neve, é provável que haja outras pessoas no teatro com você. Embora em outras circunstâncias – o metrô, uma linha de banheiro – um grande grupo de pessoas pode prejudicar uma experiência específica, no caso do cinema, é um positivo líquido. Um grupo de pessoas que riem juntos simultaneamente desencadeia um sentimento de que você também deve rir; Durante um momento de suspense, você pode sentir que dezenas de estranhos sugam a respiração juntos. Mesmo que você esteja cercado pelos mesmos amigos que estão sempre no seu sofá, indo ao teatro, você está refrescando um ambiente social familiar. Em vez de falar em voz alta sobre os abdominais de Matthew McConaughey, você e seus amigos são obrigados a falar em visuais sem palavras: um aumento de sobrancelha, um sorriso lateral, uma braçadeira de braço. -Lizzie Plaugic
Foco. Em sua própria casa, há muitas coisas. Algumas dessas coisas são seus companheiros de quarto ou membros da família que falam com você em voz alta, e algumas dessas coisas são telefones, computadores, animais de estimação e a tentação de levantar e voltar a verificar a geladeira a cada 20 minutos. Mesmo as pessoas que tentam o mais difícil de dar um filme, sua atenção total em uma tela da sala de estar foram vítimas de tentações como “Bem, eu só estou sentado aqui, eu também posso pagar a conta de energia elétrica”. No cinema, tudo que você tem é a sua cadeira, qualquer lanche que você trouxe ou comprou, e o filme que você está lá para assistir. Você também tem uma bexiga vazia porque pensou em frente, não querendo ter que se levantar no meio do filme para escalar pessoas e causar um estrondo. -Kaitlyn Tiffany
Implacável. Parte da vantagem desse tipo de foco é que os filmes que são tensos, assustadores ou profundamente emotivos podem lançar muito mais um feitiço sobre você quando você não tem a opção de pausar ou afastar-se do pior e depois rebobinar para obtê-lo com segurança fora do contexto. Olhando para sair em casa, especialmente sozinho, pode ser tentador fazer pausas de vez em quando, para escapar das emoções opressivas na tela. No teatro, você não tem essa opção – está acontecendo com ou sem você, o que torna tudo mais intenso e insistente e exigente. Você não pode obter a mesma excitação e catarse de uma experiência que você controla completamente. No teatro, está fora de suas mãos, e essa perda de controle faz parte da experiência emocional. -Tasha Robinson
Um sistema de alto-falante maciço. É só eu, ou houve muita respiração pesada no Get Out ? Eu percebi isso porque eu vi isso nos cinemas, e se não estivesse em som surround, era pelo menos um sólido C-shape. Mesmo que você tenha algum sistema de altofalante em casa tão elegante, isso faz com que você diga coisas como “Apenas escute esses decibéis!” enquanto você está jogando uma pista de Rush, ainda não é tão bom quanto o de teatro. Os filmes de terror, em particular, beneficiam do som maciço do cinema: os saltos são mais saltos, os gritos são mais coagulantes. Mas não dói ouvir uma música pop cativante que tocou alto, como se fosse nos créditos de abertura de uma comédia romântica. E agora que forçamos Ryan Gosling a começar a cantar, é para nós ouvir sua voz da maneira mais dramática possível. -Lizzie Plaugic
Previews. Eu adoro um bom vídeo musical e, em particular, um video musical que me deixa irritado com a estréia do filme de Harry Styles . Que maneira agradável de começar sua noite – lembrando-se de toda a magia do filme ainda por vir em sua vida. As visualizações são o momento perfeito para se instalar, abrir o seu Red Vines, e apertar o ombro de alguns cutie enquanto grita “Oh, eu quero ver isso!” Você sempre pode assistir trailers no YouTube, mas a emoção desapareceu e provavelmente não há ombro próximo à embreagem. -Kaitlyn Tiffany
Perturbação. Não, não é o tipo em que o cara na sua frente não vai parar de gritar bárbaros, ou o casal que está atrás de você continua a explicar o filme um ao outro. Essas interrupções ainda são irritantes. Quero dizer, perturbação no sentido que a palavra assumiu em círculos culturais e profissionais, onde qualquer coisa que agite o status quo lhe dá a chance de reavaliá-lo. Um problema com a exibição de filmes em casa é que faz a experiência de exibição de filmes borrar a mesma experiência que os canais a cabo de surf, executando um show de comédia Netflix em segundo plano enquanto você faz pratos, ou assistindo meio assaltamente uma maratona do Adventure Time enquanto está apedrejado . Deixar a sua casa e ir a um espaço especificamente concebido para filmes interrompe os seus padrões mentais e abre-lo para uma experiência.
Ele redefine suas expectativas e suas emoções com um novo espaço, e o prepara para prestar atenção. Isso faz com que assistir a um filme em um evento, algo um pouco mais especial do que clicar no próximo vídeo do YouTube ou deixar a função de play-next-episode automático no seu serviço de transmissão entrar. Observando mídia pode ser extremamente passivo. Fisicamente ir a um espaço especial faz com que seja uma experiência mais ativa. -Tasha Robinson
Tempo sozinho. Ir para o cinema com amigos ou o seu outro significativo pode ser um passatempo acarinhado, especialmente quando você está cercado por um público animado. Mas não há nada como estar em um teatro vazio, o ar condicionado disparando, enquanto você está desfrutando um filme livre de julgamento ou vozes grosseiras. Nem todos os filmes oferecem esse tipo de prazer. Você certamente não assistiria The Rocky Horror Picture Show sozinho, porque essa é uma experiência comunitária. Mas a capacidade de ter algo tão majestoso como a Princesa Mononoke sobre você e você sozinho é uma emoção poderosa. -Kwame Opam
32 onças de cola no escuro. Você sabia que uma bebida pequena nos cinemas da AMC é de 32 onças? Não estou aqui para monitorar sua ingestão Fanta. O importante é que é um monte de refrigerante – efervescente em um vaso muito maior do que você provavelmente tem em casa. E é fonte de refrigerante, que é objetivamente o melhor tipo de refrigerante. Isto é tudo para ilustrar o fato de que ir ao cinema é uma experiência , e isso inclui tudo o que leva à triagem real. Você começa a comprar um pequeno bilhete de papel (um dos últimos bastiões da emissão de bilhetes de papel!), Pegue alguns doces especiais que você nunca compraria em uma farmácia, mesmo que seja US $ 7 mais caro no teatro, jogue um jogo de corrida de arcada no átrio, admirar o padrão de tapete feio, e deixar que todo esse ar fresco de pipoca penetre nos seus poros, como a Mãe Natureza pretendia . – L izzie Plaugic
Direito de se gabar. Diga-me qual é o melhor: “Quando vi A New Hope à meia-noite no drive-in …” vs. “Quando eu assisti A New Hope na VHS em 1982.” Não há dúvida, está bem? Era apenas um exercício retórico. Jordan Peele conseguiu comercializar o Get Out como um evento imperdível , onde o comparecimento parece mais como chegar a um concerto invejável ou a uma performance de estágio de uma noite do que se deslocam para uma matiné, porque você não tem nada melhor para fazer. Eu vi isso em um show esgotado mostrando seu fim de semana de abertura, o que foi divertido não só porque todos estavam gritando e rindo, mas também porque nem todos no mundo chegaram. -Kaitlyn Tiffany